O projeto tem como preceito a garantia dos direitos da criança e do adolescente, por meio de uma proposta educacional centrada na integração entre a educação intelectual e a atividade criadora, na formação integral do homem e na construção da cidadania, ao desenvolver uma proposta que complementa as diretrizes curriculares da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

Com duração de 24 meses, em 4 unidades escolares da região da Maré, o projeto se desenvolveu no CIEP Leonel de Moura Brizola e por extensão as turmas de horário integral do CIEP Samora Machel e às escolas de horário parcial EM Armando Sales de Oliveira e EM Nova Holanda.

O sentido do Projeto Escolas de Demonstração extrapola a mera atualização pedagógica dos professores ao pretender alterar as relações internas, que de hierarquizadas se tornem mais dialógicas, alterar as relações com o conhecimento e dos conhecimentos em si, e daí as relações entre professores e alunos, entre a escola e a comunidade do entorno, mais direta e precisamente com os pais dos alunos. Por consequência, a resistência se faz pelos meandros de suas relações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Valor: R$ 2.254.404,00

Patrocínio:
Convênio 172/2012
Prefeitura do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Educação

Período de execução:
Janeiro de 2013 à Dezembro de 2015  

 
 
 
Escolas de Demonstração