Mesa-redonda: A América Latina existe? Diálogos com Darcy Ribeiro desde a Universidade de Brasília”
28 de setembro, 14h:30 -17h:30
Coordenação/Abertura: Profa. Flávia Lessa de Barros (ELA-ICS/ UnB; Núcleo-Rede DDAL)
A América Latina insiste!
José Ronaldo Alves da Cunha (Presidente da Fundação Darcy Ribeiro – FUNDAR)
Resumo: A trajetória de Darcy Ribeiro pela América Latina, em seu período de exílio: seus fazimentos, experiências e as consequências em seu pensamento e ação política. A experiência da FUNDAR em resgatar essa trajetória: amigos, aliados e realizações que marcaram sua passagem por esses países. O projeto da Biblioteca Básica Latino-americana como resultado desse resgate, não só de Darcy Ribeiro, mas de uma geração de intelectuais que no final do século XX lutou em favor América Latina e um breve panorama das expressões e lutas contemporâneas no continente.
Os anos 1960, Brasília e a UnB: o projeto decolonial de Darcy Ribeiro
Profa. Adelia Miglievich (PGCS/UFES; Núcleo-Rede DDAL)
Resumo: Os turbulentos anos de 1960 iniciam-se sob a égide da utopia. Darcy Ribeiro, sob a inspiração de Anísio Teixeira, abraça a fundação da UnB, é seu primeiro reitor, antes de seguir, ao lado de Jango, para cargos no governo. Somente no exílio sistematizará sua proposta inovadora em A universidade necessária (1968). Algumas reflexões aqui trazidas apontam o livro que o consagrou, na América Latina, como mentor de universidades que tinham como princípio a soberania nacional e a integração latino-americana. Tenta-se retomar o projeto emancipatório contido na UnB e evocar antecipações do contemporâneo giro decolonial, sem descaracterizar sua aposta na modernidade. A pergunta é: deixaram-se sementes na UnB mesmo após sua dramática interrupção com o Golpe de 1964?
“América Latina” nas Ciências Sociais no Brasil: contextos, desafios e perspectivas
Profa. Flávia Lessa de Barros (ELA-ICS/UnB; Núcleo-Rede DDAL)
Resumo: Panorama dos resultados da pesquisa “campos de produção e difusão de conhecimento e informação sobre a América Latina no Brasil”, compreendendo as características das iniciativas institucionais mapeadas, com destaque das acadêmicas, na área das Ciências Sociais. São exploradas as principais questões e abordagens destas, especialmente as relacionadas aos temas “desenvolvimento” e “democracia”, pilares da modernidade ocidental problematizados segundo as experiências dos países na região e as alternativas paradigmáticas emergentes, histórica e contemporaneamente. À luz de condicionantes estruturais e constrangimentos conjunturais, são examinados desafios e potenciais do campo na promoção da “integração regional” desde as dimensões socioculturais e acadêmico-científicas, hipótese inicial do trabalho.
“O Brasil desde a América Latina – interlocuções contemporâneas nas instituições acadêmicas de produção do conhecimento”
Profa. Lília Tavolaro (ELA-ICS/UnB; Núcleo-Rede DDAL)
Resumo: As contribuições do pensamento social brasileiro para o pensamento e a teoria social latino-americana. A presença institucional de iniciativas acadêmicas que enfocam os problemas sociais brasileiros a partir de perspectivas e abordagens latino-americanistas. As temáticas e abordagens teórico-metodológicas para a interpretação do Brasil e suas interconexões epistêmicas e empíricas regionais e as características institucionais das iniciativas que promovem as interfaces contemporâneas entre o “pensamento social brasileiro” e o “pensamento latino-americano”.
Debatedor: Prof. Alexandre Barbosa (CEBEAL/Fundação Memorial da América Latina; Núcleo-Rede DDAL)
Assistente da organização: Bruno Matias Lopes (ICS-UnB; Núcleo-Rede DDAL)
Semana Universitária UnB 2021
Informações gerais: http://dex.unb.br/inscricoes2021
Inscrições com certificado: https://sig.unb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf
YouTube (público sem inscrição e certificado):
https://www.youtube.com/watch?v=i7dvMOSPOBI