Em 1962, Darcy Ribeiro – então reitor da UnB – formulou uma coleção de obras clássicas que fizessem refletir sobre aspectos da história e da identidade brasileira. No ano seguinte, quando ministro da Educação, o sociólogo viabilizou a publicação dos primeiros 10 volumes da Biblioteca Básica Brasileira (BBB), mas a proposta, que previa outras nove edições, foi inviabilizada com a chegada do regime militar.
Quase 50 anos depois, a Fundação Darcy Ribeiro atualizou o projeto e publicou os 50 primeiros títulos da BBB, que conta com obras de Lima Barreto, Alcântara Machado, Berta Ribeiro, Graça Aranha, João do Rio, entre outros, e que agora faz parte do acervo das bibliotecas e biblioSescs do Sesc SP.
Revisitar esses clássicos é conhecer um certo Brasil, uma visão de país formulada em períodos específicos e que apresenta um panorama das complexidades que nos atravessam enquanto país, ampliando repertório crítico que contribui para pensar a nossa sociedade atual.
Para consultar a disponibilidade dos exemplares, acesse: sesc.com.br/bibliotecas. O empréstimo de livros está disponível para todos os públicos gratuitamente, mediante cadastro na biblioteca e apresentação da Credencial Plena (para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes) ou Credencial Atividade (para demais públicos). A Credencial é realizada na central de atendimento, mediante agendamento.