Criado pela Fundação Darcy Riberio, projeto conta com uma coleção de livros sobre a história do Brasil e atende ao Plano Estadual do Livro, da Leitura, Literatura e Bibliotecas, por meio da atualização do acervo de várias bibliotecas de Pernambuco
A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) vai receber um conjunto da coleção de obras literárias sobre a história do Brasil produzida pela Fundação Darcy Ribeiro. Os livros da coleção, batizada de Biblioteca Básica Brasileira, serão distribuídos para diversos espaços de leitura de Pernambuco, por meio de instituições como a Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE-PE), com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, bem como a rede Releitura – Bibliotecas comunitárias em Rede, a Rede de Bibliotecas pela Paz (Compaz), o Arquivo Público de Pernambuco e o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP). A entrega dos livros será realizada na Biblioteca Pública Estadual, a partir das 17h desta quinta-feira (16).
Serão entregues 50 edições da coleção, com 50 livros cada, a serem distribuídos por todo o Estado. A coleção tem como base os temas gerais definidos por Darcy Ribeiro: O Brasil e Os Brasileiros; Os Cronistas da Edificação; Cultura Popular e Cultura Erudita; Estudos Brasileiros; e Criação Literária.
A Biblioteca Básica Brasileira também encontra-se disponível para consulta pela internet, por meio do endereço www.fundar.org.br/publicacoes/biblioteca-basica-brasileira, e reúne obras literárias e também científicas produzidas no Brasil e sobre o Brasil a partir do século XVI. Dentre os autores, destacam-se Hans Staden (a primeira obra publicada sobre o Brasil, em 1564), Manuel Bonfim, Alcântara Machado, Euclides da Cunha, Joaquim Nabuco, Silvio Romero, Visconde de Taunay, Rui Barbosa, Capistrano de Abreu e Lima Barreto, entre outros.
“Este um projeto do próprio Darcy Ribeiro no qual ele gostaria de editar e publicar obras essenciais para proporcionar ao brasileiro um conhecimento mais profundo sobre sua cultura e história. Estamos muito felizes em poder distribuir estas coleções para instituições que são bibliotecas ou espaços que promovam o conhecimento em Pernambuco”, destaca Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco.
Segundo Roberto Azoubel, coordenador de Literatura da Secult-PE, a iniciativa atende ao Eixo 1 do Plano Estadual do Livro, da Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB), e que diz respeito à democratização do acesso ao livro.
“Mais especificamente no objetivo estratégico 1.2, que trata da biodiversidade e atualização dos acervos nas bibliotecas. Está lá escrito que é necessário atualizar continuamente o acervo das bibliotecas públicas escolares e comunitários com garantia da biodiversidade”, pontua Roberto Azoubel.
PLANO ESTADUAL – O instrumento prevê implantação e monitoramento da política setorial, focando em ações de incentivo à leitura e de formação de leitores como fator de cidadania e ferramenta para a conquista de melhores índices de desenvolvimento humano e social. Para a elaboração da Lei nº 16.991, de 6 de agosto de 2020, houve esforço coletivo de um grupo de trabalho formado pela sociedade civil, participantes do Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura (FPEBLLL) e representantes do Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE, SEE-PE, Companhia Editora de Pernambuco e da Universidade de Pernambuco.
Por Portal Cultura PE –www.cultura.pe.gov.br/canal/secultpe/secult-pe-leva-a-biblioteca-basica-brasileira-para-instituicoes-do-estado/