8ª sessão do CineClube Beijódromo: Eternamente Pagu.

8ª sessão do CineClube Beijódromo: Eternamente Pagu.

Para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna, a Diretoria de Difusão Cultural (DDC) e a Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR) têm a honra de convidá-los a participar da 8ª sessão do CineClube Beijódromo. O evento acontece dia 17 de fevereiro, às 12h30. Para o primeiro encontro virtual do ano, o filme escolhido para ser debatido é Eternamente Pagu e a transmissão do encontro será no canal da Extensão UnB (https://youtu.be/UMv60e7eZw8).

O filme, dirigido por Norma Benguell e estrelado por Carla Camurati, mostra a história de Patrícia Rehder Galvão, a Pagu: escritora, poeta, diretora, militante comunista, feminista e visionária, que brilhou na Semana de Arte Moderna de 1922 e escandalizou conservadores. Uma mulher muito à frente de seu tempo, que desafiou os padrões e estereótipos do gênero feminino, vigentes no início do século XX.

Para além de conhecer a história de Pagu, o filme é importante para ambientar os telespectadores ao clima de efervescência cultural e o denso ambiente político vividos em meio à ditadura do Estado Novo. Uma denúncia ao controle imposto pelo governo às manifestações culturais em contraste com novos pensamentos de uma geração de artistas modernistas. Mostra-se, ainda, como um exemplo reflexivo daquela conjuntura, de enfrentamento de abusos políticos, da irreverência e da luta por ideais.

Participam da roda de conversa a socióloga Eline Jonas, a professora Katia Belisário e a cineasta Marcela Rabello. Durante a transmissão do evento, o filme não será exibido. No entanto, é possível assistir e ler a sinopse da obra através do link http://www.pagu.com.br/noticias/eternamente-pagu/. Durante a conversa, o público pode interagir com os convidados, enviar seus comentários e perguntas.

Compartilhe: