Espaço Pasárgada disponibiliza coleção literária idealizada por Darcy Ribeiro

Espaço Pasárgada disponibiliza coleção literária idealizada por Darcy Ribeiro

Livros da Biblioteca Básica Brasileira estão disponíveis para consulta pública

O Espaço Pasárgada agora abriga em seu acervo livros da Biblioteca Básica Brasileira, produzidos pela Fundação Darcy Ribeiro e doados para a Secult-PE/Fundarpe. A coleção é formada por 50 títulos e reúne obras literárias e científicas sobre o Brasil, lançadas desde o século 16. Entre os autores, estão nomes como Euclides da Cunha, Silvio Romero, Visconde de Taunay, Rui Barbosa, Capistrano de Abreu, Lima Barreto, Manuel Bonfim e Alcântara Machado.

A coleção encontra-se disponível para consulta pública na Biblioteca Waldemar Lopes, no Espaço. “Para nós, é muito importante receber essas obras porque reitera o fato do espaço estar sempre vivo. A casa está em um local privilegiado, no centro do Recife, o que facilita o acesso de quem queira nos visitar”, destaca Marília Mendes, gestora do Pasárgada, localizado na Rua da União, nº 263.

Para Roberto Azoubel,  coordenador de Literatura da Secult-PE, essa coleção apresenta uma característica muito importante: o fato de os livros terem sido selecionados pelo próprio Darcy Ribeiro (1922-1997),  antropólogo, sociólogo e escritor brasileiro. “Cada uma das obras possui um prefácio atual, escrito por intelectuais que as contextualizam por meio de ensaios contemporâneos acerca”, ressalta.

A Secult/Fundarpe recebeu ao todo 50 edições da coleção, com 50 livros cada, que estão sendo distribuídos por todo o Estado. A coleção tem como base os temas gerais definidos por Darcy Ribeiro: O Brasil e Os Brasileiros; Os Cronistas da Edificação; Cultura Popular e Cultura Erudita; Estudos Brasileiros; e Criação Literária.

Infelizmente, Darcy Ribeiro não conseguiu testemunhar o fruto de sua curadoria literária sendo distribuído Brasil afora, pois ele faleceu antes do lançamento e distribuição da coleção que havia idealizado. Coube então à Fundação que carrega seu seu nome ter dado prosseguimento e concretizado o desejo do intelectual mineiro. Mais detalhes sobre a Biblioteca Básica Brasileira no link: www.fundar.org.br/publicacoes/biblioteca-basica-brasileira .

Biblioteca Waldemar Lopes

Inaugurado em 1999, o espaço cultural recebeu esse nome como uma forma de homenagear o poeta Waldemar Lopes, amigo de Manuel Bandeira, leitor insaciável e de essencial importância na literatura brasileira. A biblioteca foi composta inicialmente por livros doados pelo então homenageado e por obras editadas pela antiga gráfica da Fundarpe.

Em 2013, houve a necessidade de requalificar e especializar o acervo em literatura pernambucana, em função da vocação literária e de memória do Espaço Pasárgada, exaltando a importância para a cultura nacional da obra literária do poeta pernambucano Manuel Bandeira. A Biblioteca Waldemar Lopes foi reinaugurada em dezembro de 2014.

Serviço

Biblioteca Waldemar Lopes

Rua da União, 263, Boa Vista – Recife

Visitação: Segunda a sexta, das 10h às 16h

Telefone: (81) 3184.3165 – Entrada Gratuita

E-mail: pasargada.fundarpe@adminfundar

Fonte: Portal Cultura PE

Compartilhe: