A Jornada é um evento aberto, de longa duração, composto por mini-eventos que têm como objetivo mobilizar reflexões, estudos e processos sensíveis que invoquem e ativem o corpo em múltiplos contextos criativos.
As atividades ocorrerão entre os meses de junho a dezembro de 2022, em formato híbrido (presenciais e virtuais), na Universidade de Brasília.
A ação é uma realização do Laboratório Interdisciplinar de Educação, Cultura & Arte (Labeca) e dos projetos de extensão “O mais profundo é a pele” e “Diálogos-Universidade-Escola”, em parceria com o Decanato de Extensão/Diretoria de Difusão Cultural/Edital Casas Universitárias de Cultura (DEX/DDC/CUC) da Universidade de Brasília (UnB) e Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR).
Um corpo plural, político, ético e estético, material e simbólico.
Um corpo que sente, sabe e faz; que questiona dualidades, que desestabiliza fronteiras, que percorre, que se relaciona, que atravessa e é atravessado; que cria e recria por meio dos afetos, dos gestos, da performance, do som e do silêncio, da pausa e do movimento.
Mas o que é esse corpo? O que pode esse corpo?
As respostas são cada vez menos óbvias – e mais provisórias -, à medida em que nos dispomos a percorrer abordagens, espacialidades, temporalidades, experiências artísticas e práticas cotidianas diversas.
Ao final, a ideia é menos responder perguntas e mais aproximar-se do profundo da pele que habitamos no mundo, e também à margem dele.
O evento é aberto à comunidade universitária (estudantes, técnicos, colaboradores e professores da UnB) e ao público externo (escolas de ensino básico parceiras e comunidade em geral). É composto por atividades independentes, embora complementares, cujas inscrições podem ser realizadas mensalmente.
São as atividades previstas:
I) Ciclo de Estudos, composto por seis mesas-redondas em formato híbrido, que terão como tema mobilizador o corpo-que-cria;
II) Encontros presenciais de Ateliê de bordado artesanal livre, que ocorrerão no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo/Campus Darcy Ribeiro/UnB) durante todo o segundo semestre de 2022 em datas definidas. As práticas de ateliê têm como objetivo abrir um espaço de acolhimento, criação e experimentação do corpo por meio das artes têxteis. Os tecidos, agulhas, linhas, tramas, nós e desalinhos são concebidos como materialidades com as quais nossos corpos se relacionam e experimentam possibilidades de “pensar com elas” e “a partir delas”, construindo narrativas e epistemologias corporificadas;
III) Exposição Artística com as produções têxteis frutos do Ateliê de Bordados, também vinculada ao Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo/UnB).
INSCRIÇÕES PARA AS ATIVIDADES DO MÊS DE JUNHO ABERTAS. PREENCHA AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.
Confira a programação abaixo e participe!
