“Ángel Rama: uma paixão latino-americanista”

“Ángel Rama: uma paixão latino-americanista”

“…o lado fecundo de nossas ásperas experiências está no fato de que se formou aqui uma tradição cultural na qual os intelectuais se tornaram protagonistas da construção das sociedades latino-americanas, alguns dos quais realizando o árduo trabalho de articulação entre as ideias, os editoriais, as universidades e a sociedade, sendo capazes de mobilizar distintas frentes de ação e organização, conectando pares, tecendo redes, fazendo interpretações e construindo instituições.

Este foi o caso do sociólogo e antropólogo Darcy Ribeiro, cujo centenário celebramos em 2022 e que dispensa apresentações; e este foi o caso também do crítico uruguaio Ángel Rama que, falecido precocemente num acidente de avião em 1983, era, nas palavras de Claudia Gilman (apud Gómez, 2021, p. 16), “o grande tecelão da rede latino-americana de intelectuais” de seu tempo. Não é por acaso assim que Darcy e Rama foram os primeiros autores publicados na Biblioteca Básica Latino-Americana (BBLA), um projeto editorial da Fundação Darcy Ribeiro em parceria com outras editoras e instituições, como a Azougue Editorial, a Revista de Cultura, o Ateliê de Humanidades, a Tucán Ediciones e a Oca Editorial. “

O texto acima reproduz um trecho da resenha de André Magnelli “Ángel Rama: uma paixão latino-americanista” publicada no dossiê “Crítica de la literatura latinoamericana en los siglos XX y XXI” do Caderno de Letras da UFPel, com organização de Eduardo F. Coutinho, Marcela Croce e Wilfrido Corral.

Trata-se de uma análise consistente do segundo livro da coleção Biblioteca Básica Latino-Americana “América Latina: um povo em marcha”, “composto por quatro ensaios inéditos, que percorrem o itinerário de Rama desde meados dos anos 1960 até início dos anos 1980, com organização e apresentação de Facundo Gómez.”

Fica a dica!

Para ler é só baixar o arquivo PDF em: https://tinyurl.com/3jshp4pk

Para ler o Dossiê “Crítica de la literatura latinoamericana en los siglos XX y XXI” acesse: https://tinyurl.com/bdzbjw8b

Compartilhe: