A Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR) vem a público informar que foi rescindido o contrato com a editora Azougue para a administração e editoração da Biblioteca Básica Latino-Americana (BBLA).
Todas as ações da BBLA – edição, revisão, operação de vendas, comunicação, produção, logística, administração financeira –, desde a criação do projeto pela FUNDAR, ficaram sob a responsabilidade contratual da Editora Azougue, na pessoa do seu editor, Sergio Cohn.
Ao longo de todo o processo, a FUNDAR e os editores Ateliê de Humanidades e Tucán Ediciones estiveram comprometidos, a todo momento, com os assinantes e colaboradores, cumprindo todas as nossas responsabilidades para a qualidade do processo editorial e a entrega dos livros dentro dos prazos estabelecidos.
Todavia, tomávamos conhecimento, por meio dos assinantes e colaboradores, que havia graves problemas de gestão do clube de assinatura. Sempre nos colocamos ativamente à disposição da Azougue para solucionar esses problemas, mesmo que isso implicasse num extravasamento das responsabilidades que inicialmente nos cabiam.
Demonstrando falta de transparência e comprometimento com todos os parceiros (autores, assinantes, conselheiros, designer, editores, organizadores e tradutores), a Azougue não apenas não assumia suas responsabilidades contratuais, como também impedia que tivéssemos acesso a informações e processos elementares da BBLA.
Enquanto parte lesada do contrato, ao longo do ano de 2022, a FUNDAR proporcionou, por boa fé, inúmeras oportunidades de ajustamento da conduta. Todavia, não houve outra alternativa senão a rescisão do contrato.
Estaremos à disposição para colaborar, em tudo que esteja ao nosso alcance, com todos aqueles que se sintam prejudicados, a fim de postular seus direitos junto à Editora Azougue.
O projeto editorial da BBLA ficará agora sob a responsabilidade do Ateliê de Humanidades e da Tucán Ediciones, dando continuidade à realização do sonho de Darcy Ribeiro.
Respeitosamente,
Fundação Darcy Ribeiro
Ateliê de Humanidades
Tucán Ediciones
Para contato: leitores.bbla@gmail.com