PADRÕES E DILEMAS
“Padrões e dilemas” (vol. 9 da BBLA) é uma coletânea de ensaios de Florestan Fernandes (Brasil, 1920-1995), organizada e prefaciada por Gabriel Cohn e apresentada por André Magnelli.
O volume abrange o conjunto da obra de Florestan Fernandes: as investigações etno-históricas sobre os tupi; as pesquisas sobre as relações raciais no Brasil; a análise dos padrões de mudança social e dos dilemas do capitalismo dependente; a interpretação sobre o autoritarismo e as dinâmicas intelectuais e políticas na América Latina; e os desafios da construção da república no contexto da transição democrática. Além disso, ele conta com uma entrevista de Florestan a José Albertino Rodrigues.
Como disse Horacio González no terceiro volume da BBLA, “Florestan Fernandes foi o próprio nome da sociologia no Brasil”. Ele é uma referência obrigatória para sociólogos, cientistas sociais e todos aqueles engajados nas questões cruciais da sociedade brasileira. Além de um pesquisador rigoroso e de um “grande homem” (como disse reiteradas vezes Antonio Candido), ele foi um mestre que jamais abandonou os seus ideais emancipatórios.
Autor(es):
- Florestan Fernandes