Artigos em catálogos
1980
A arte plumária dos índios Urubus-Kaapor. Arte Plumaria do Brasil — catálogo. São Paulo: Museu de Arte Moderna, pp. 26-28.
1983
Contributi Indigeni alia Cultura Contemporanea. Indios del Brasile. Culture che Scompaiono. Roma: Soprintendenza Speciale al Museo Preistorico ed Etnográfico Luigi Pigorini. pp.29-32.
1984
Arte gráfica Kadiwéu. Arte e Corpo: Pintura sobre a pele e adornos de povos indígenas brasileiros — catálogo. Rio de Janeiro: FUNARTE, pp. 39-46.
Arte gráfica Juruna. Arte e corpo: Pintura sobre a pele e adornos de povos indígenas brasileiros— catálogo. Rio de Janeiro: FUNARTE, pp. 75-82.
1995
Arte indígena: Linguaggio visuale. I Segni del Tempo: Identità e mutamento. Arte, cultura estoria di tre etnie del Brasile. Roma: Edizioni Seam. pp. 8 9 -112.
Artigos em periódicos nacionais
1957
Bases para uma classificação dos adornos plumários dos índios do Brasil. Arquivos do Museu Nacional 43: 59-128.
1978
O artesanato indígena como bem comerciável. Ensaios de Opinião 5: 68-77.
1979
Arte Indígena, linguagem visual. Ensaios de Opinião 7: 101-110.
1980
Possibilidade de aplicação do “critério de forma” no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos. Revista de Antropologia 23:31 -67.
1982
A Oleira e a Tecelã: O papel social da mulher na sociedade Asurini. Revista de Antropologia 25: 25-61.
1983
Araweté: A índia vestida. Revista de Antropologia 26: 1-38.
1985
Museu: Veículo comunicador e pedagógico. Revista Brasileira de Pedagogia 66 (152):
77-98.
1986
Tecelãs Tupi do Xingu: Kayabí, Jurúna, Asurini, Araweté. Revista de Antropologia 27-28: 355-402. Os Estudos de Cultura Material: Propósitos e métodos. Revista do Museu Paulista 30: 13 -41.
1987
(Em coautoria com T. Kenhíri) Chuvas e constelações. Ciência Hoje 36: 26-35.
Museu do índio, Brasília. Cadernos RioArte, 3 (7)
1989
Museu e Memória. Reflexões sobre o colecionamento. Ciências em Museus 1(2): 109-122.
1990
Cultura Material: Objetos e símbolos. Ciências em Museus 2: 17-2.
Perspectivas Etnológicas para Arqueólogos: (1957-1988). BIB- Anpocs 29.
1991
(Em coautoria com T. Kenhíri) Chuvas e Constelações: Calendário econômico dos índios Desâna. Ciência Hoje, Volume especial Amazônia, pp. 14-23.
Literatura Oral Indígena: O exemplo Desâna. Ciência Hoje, Volume especial Amazônia, pp. 32-41.
1992
Coleções Museológicas: Do estudo à exposição. Ciências em Museus 4: 73-4.
Artigos em periódicos estrangeiros
1981
O artesanato cesteiro como objeto de comércio entre os índios do alto rio Negro, Amazonas. América Indígena 61(2): 289-310.
1986
La vannerie et l’art décoratif des Indiens du Haut Xingu, Brésil. Objets et Mondes, Revue du Musèe de l’Homme 24(1-2): 57-68.
1991
Ao vencedor, as batatas. Plantas ameríndias oferendas à humanidade. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, Fascículo 1-4, 31 (Homenagem a Ernesto Veiga de Oliveira): 99 -112.
1993
Les Poupées Karajá. La revue de Ia céramique et du verre 68: 34-35.
1995
Parque Indígena de Xingu: Laboratório de intercâmbio cultural. Artesanias de América
Cuenca 46-47: 117-30.
Capítulos de Livros
1959
(Em coautoria com J. C. de Melo Carvalho) “Curare: A weapon for hunting and warfare”. In Curare and Curare-like Agents (D. Bovet et alii, orgs.). Amsterdam, pp. 34-59.
1983
“Artesanato Indígena: Para que, para quem?” In O Artesão Tradicional e seu Papel na Sociedade Contemporânea. Rio de Janeiro: FUNARTE/INF. pp. 11-48.
“O índio Brasileiro: Homo faber, homo ludens. In A Itália e o Brasil Indígena. Rio de Janeiro: Index Editora, pp. 13-23.
1985
“Artesanato Indígena: Porque e para quem?” In As Artes Visuais na Amazônia: Reflexões sobre uma visualidade regional. Belém: FUNARTE/SEMEC. pp. 23-42.
1986
“A Arte de Trançar: Dois macroestilos, dois modos de vida”. In Suma Etnológica Brasileira II: Tecnologia Indígena (D. Ribeiro, org.). Petrópolis: Vozes/FINEP. pp. 283-313.
“Glossário dos Trançados”. In Suma Etnológica Brasileira II: Tecnologia Indígena (D. Ribeiro, ed.). Petrópolis: Vozes/FINEP. pp. 314-22.
“Artes Têxteis Indígenas do Brasil”. In Suma Etnológica Brasileira II: Tecnologia Indígena (D. Ribeiro, org.). Petrópolis: Vozes/FINEP. pp. 351-89.
“Glossário dos Tecidos”. In Suma Etnológica Brasileira II: Tecnologia Indígena (D. Ribeiro, org.). Petrópolis: Vozes/FINEP. pp. 390-96.
“A Linguagem Simbólica da Cultura Material”. In Suma Etnológica Brasileira III: Arte índia (D. Ribeiro, org.). Petrópolis: Vozes/FINEP. pp. 15-28.
“Bases para uma Classificação dos Adornos Plumários dos índios do Brasil”. In Suma Etnológica Brasileira III: Arte Índia (D. Ribeiro, org.). Petrópolis: Vozes/FINEP. pp. 189-226.
“Desenhos Semânticos e Identidade Étnica: O caso Kayabi”. In Suma Etnológica Brasileira III: Arte índia (D. Ribeiro, org.). Petrópolis: Vozes/FINEP. pp. 265-86.
1987
“Visual Categories and Ethnic Identity: The symbolism of Kayabi Indian basketry (Mato Grosso, Brasil)”. In Materia! Anthropology: Contemporary approaches to material culture (Reynolds e Stott, orgs.). Washington, D.C.: University Press of America, pp. 189-230.
1988
“Semantische Zeichnungen und Ethnische Identitãt: Das Beispiel der Kayabi”. In Die Mythen Sehen. Bilder und Zeichen vom Amazonas (Mark Munzel. org.). Museum fur Volkerkunde, Band 14: 391-450.
“Die Bildliche Mytologie der Desâna”. In Die Mythen Sehen. Bilder und Zciclien vom Amazonas (Mark Munzel, org.). Museum fur Volkerkunde, Band 14: 243-77.
1992
“A Mitologia Pictórica dos Desâna”. In Grafismo indígena: Estudos de antropologia estética (Lux Vidal, org.). São Paulo: Nobel, pp. 35-42.
“As Artes da Vida do Indígena Brasileiro”. In índios no Brasil (Luiz Donisete Benzi Grupioni, org.) Brasília: MEC. pp. 135-44.
(Em coautoria com L. H. van Velthem) “Coleções Etnográficas: Documentos materiais para a história indígena e a etnologia”. In História dos índios no Brasil (Manuela Carneiro da Cunha, org.). São Paulo: FAPESP/Cia. das Letras, pp. 103-14.
1993
“Os Padrões Ornamentais do Trançado e a Arte Decorativa dos índios do Alto Xingu”. In Karl von den Steinen: Um século de antropologia no Xingu. São Paulo: EDIJSP. pp. 563-89.
1995
“A Contribuição dos Povos Indígenas à Cultura Brasileira”. In A Temática Indígena na Escola: Novos subsídios para professores de Io e 2o graus (Aracy Lopes da Silva e Luís D. B. Grupioni, orgs.). Brasília: MEC/MARI/UNESCO. pp. 197-220.
Livros
1957
(Em coautoria com Darcy Ribeiro). Arte Plumaria dos índios Kaapor. Rio de Janeiro: Seikel. 154 pp.
1979
Diário do Xingu. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 265 pp.
1983
O índio na História do Brasil. Rio de Janeiro: Global (Coleção História Popular 13). 125 pp.
1985
A Arte do Trançado dos índios do Brasil: Um estudo taxonômico. Belém: MPEG. 185 pp.
1987
O Índio na Cultura Brasileira. Rio de Janeiro: Unibrade/UNESCO. 186 pp.
1988
Dicionário do Artesanato Indígena. Belo Horizonte: Editora ltatiaia/EDUSP. 343 pp.
1989
Arte Indígena, Linguagem Visual. Belo Horizonte: Editora Itatiaia/EDUSP. 186 pp.
1990
Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia. Belo Horizonte: Editora Itatiaia.
272 pp.
1995
Os índios das Águas Pretas: Modo de produção e equipamento produtivo. São Paulo: Cia das Letras/EDUSP. 269 pp.
Textos inéditos
1980
A Civilização da Palha: A arte do trançado dos índios tio Brasil. Universidade de São Paulo, Tese de Doutorado. 590pp.
1988
Classificação dos Solos e Horticultura Desâna. 18 pp.
1994(7)
Índios do Brasil: 500 anos de resistência. Ms.
* Levantamento extraído do artigo escrito por LUCIA HUSSAK van VELTHEN, do Museu Paraense Emílio Goeldi, publicado no Anuário Antropológico, v. 22, n.1, 1998.
Acesso: http://www.dan.unb.br/images/pdf/anuario_antropologico/Separatas1997/anuario97_luciahussak.pdf