Circuito BBLA. Cavalo de Troia: sobre relatos e esquecimentos, de Hugo Achugar

Circuito BBLA. Cavalo de Troia: sobre relatos e esquecimentos, de Hugo Achugar

O Circuito BBLA começa com o lançamento do livro “Cavalo de Troia: sobre relatos e esquecimentos”, de Hugo Achugar (BBLA, volume 10).

Em conversa com Hugo Achugar, estarão presentes Haydée Ribeiro (professora aposentada UFMG / apresentadora do livro) e André Magnelli (Ateliê de Humanidades / editor BBLA).

Dia 07 de março, quinta-feira, às 19 horas (GMT-3: Brasília, Buenos Aires, Montevidéu), no canal de YouTube do do Ateliê de Humanidades.

Circuito BBLA

O Circuito BBLA visa promover o pensamento crítico, a criação estética, a liberdade política e a integração cultural da América Latina, através de palestras, entrevistas, mesas redondas, rodas de conversas, programas de podcast, grupos de leitura, atividades culturais e cursos livres em torno das publicações da Biblioteca Básica Latino-Americana.

Para atender a essa missão, o Circuito BBLA realiza parcerias com embaixadas, instituições culturais, universidades, centros de pesquisa, sítios virtuais e casas editoriais.

 “Cavalo de Troia: sobre relatos e esquecimentos”, de Hugo Achugar.

Em analogia com a “biblioteca/ herdeira do descontentamento”, Hugo Achugar constrói uma crítica que coloca, em cena, diversas posições que entram em disputa em relação ao poder e ao poder da palavra. Sua argumentação baseia-se na literatura, no enfoque de diferentes tendências críticas das várias áreas do conhecimento, nas produções culturais do passado e do presente em que estão incluídos vídeos, filmes, imagens, divulgados em meios digitais e em diferentes espaços. Há, ainda, referências teóricas, ligadas à Inteligência Artificial. No espectro analítico, citem-se, ainda, publicidades, documentários, outras textualidades, movimentos coletivos, de diferentes tendências como os okupas ou squatters e os black blocs (texto adaptado da apresentação de Haydée Ribeiro).

Apresentação: Haydée Ribeiro
Tradução: Samuel Rezende

Projeto gráfico: @pablojungla
Páginas: 210

Compartilhe: