Hugo Achugar, autor de “Cavalo de Troia” (volume 10 da BBLA), da Fundação Darcy Ribeiro, ganhou o Gran Premio Nacional a la Labor Intelectual 2024, do Ministerio de Educación y Cultur do Uruguai.
Achugar junta-se assim a uma série de nomes relevantes da obra cultural uruguaia, como Circe Maia , Daniel Vidart e Ida Vitale , entre outros, que obtiveram este prémio em 2015, 2018 e 2021, respetivamente.
Desde o regresso à democracia, Achugar desempenhou um papel fundamental na produção de conhecimento e na promoção do debate público em torno de questões de política cultural no país, divulgando ideias e propostas tanto da Universidade da República como de diversos meios de comunicação e publicações.
Achugar foi Diretor Nacional de Cultura do Ministério da Educação e Cultura de 2008 a 2015.
A cada três anos, este prêmio elege personalidades do país cujo trabalho se destaca pela excelência, criatividade e contribuição para a cultura nacional. Ao outorgar o prêmio, o Ministério observou o papel fundamental de Achugar na produção do conhecimento e na promoção do debate público desde a democratização do Uruguai.
Mais informações sobre o livro e a BBLA: www.bbla.com.br