CADERNO FAZIMENTOS 3: Leonel de Moura Brizola

Este caderno foi dedicado à biografia de Leonel Brizola, maior liderança trabalhista na 2ª. Metade do século XX, criador do Partido Democrático Brasileiro (PDT), que, nos seus dois mandatos como governador do estado do Rio de Janeiro, deu oportunidade ao povo fluminense a desfrutar dos fazimentos de Darcy Ribeiro.

O Caderno Fazimentos 3 está dividido em três partes: Primeiros anos de Leonel Brizola; A vida pública; O novo partido (PDT). Escrito a quatro mãos por José Augusto Ribeiro, Toninho Vaz, Daniel Homem de Carvalho e Cibilis Vianna, o texto descreve a vida pobre e difícil de Brizola no Rio Grande do Sul, sua obsessão por educação e sua ousadia para a política. Conta casos, como a interrupção de Brizola ao discurso de posse de Lacerda como deputado federal: “Este juramento é falso! Ele está jurando a democracia aqui dentro e pregando o golpe lá fora”. Relata a atuação do Grupo dos 11, a trajetória de Brizola no decorrer do Golpe de 64 e sua vida no exílio.

Na terceira parte do fascículo, dedicada à sua vida política após o exílio, descreve as campanhas e os governos que desenvolveu e as derrotas que sofreu no final da sua vida pública. O texto termina com uma cronologia da vida de Leonel Brizola.

Autor(es):
  • Leonel Brizola