Obras de grandes pensadores trazem conteúdo social, histórico e cultural do Brasil e integram o projeto Biblioteca Básica Brasileira
Fonte: UNITINS Notícias
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) recebeu da Fundação Darcy Ribeiro cinco coleções contendo, cada, cinquenta livros, destinadas aos cinco campus da instituição. São obras de pensadores que escreveram sobre a formação social e histórica e cultural do Brasil. Na última quinta-feira, 7, a equipe do Projeto de Extensão “Ciclo de estudos e debates sobre capital, trabalho e políticas sociais no capitalismo dependente”, representado pelo coordenador do Ciclo, professor Mauri Antonio da Silva, juntamente com as professoras Juraildes Barreira Nunes e Ana Paula de Sousa Baganha, apresentou a doação para a comunidade acadêmica do Campus Palmas.
O encontro contou com a participação da pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita dos Santos Czapski, do coordenador do curso de Serviço Social, Geovanni Bezerra, do diretor do Campus, Ulisses Franklin Carvalho, da professora Mariany Montino e de estudantes das turmas de Serviço Social.
A pró-reitora de Graduação, professora Alessandra Ruita dos Santos Czapski, ressaltou que “é com grande satisfação que recebemos essa doação. O pensamento de Darcy Ribeiro é um pensamento crítico extremamente necessário para que essas discussões sejam tecidas no seio da universidade e que isso possa refletir na atuação dos nossos profissionais. Parabenizo o Ciclo de estudos e o colegiado de Serviço Social por iniciativas como essa, que envolvem os demais Campus. Essas coleções podem suscitar leituras críticas para o fortalecimento de toda a nossa universidade”.
“Fizemos contato, via correio eletrônico, com o presidente da Fundação, solicitando os livros, e eles se manifestaram positivamente. Agradecemos o reitor, professor Augusto, por viabilizar que essa encomenda chegasse até nós. É uma iniciativa muito importante para fortalecer o acervo das bibliotecas da Unitins. Estamos muito gratos à Fundação Darcy Ribeiro por nos disponibilizar essas coleções da biblioteca básica brasileira. Esse foi um projeto idealizado por Darcy Ribeiro, um dos maiores antropólogos do mundo. E, assim, nossos acadêmicos terão acesso ao melhor do que foi produzido”, destacou o professor Mauri Antonio da Silva.
Para a professora Juraildes Barreira Nunes, “essa coleção, além de contribuir com a comunidade acadêmica, também servirá para a comunidade externa. É de grande valia esse acervo para nós, para o Ciclo de Estudos, para pesquisa. Eu vejo que a universidade ganha, o estado do Tocantins também ganha. Meu coração fica muito feliz. É importante ler e discutir os clássicos, pois é importante para a nossa história, para o curso de serviço social, e isso contribui para a formação dos nossos acadêmicos”.
O coordenador do curso de Serviço Social, professor Geovanni Bezerra, explicou que “esse projeto de Extensão vinculado ao curso de Serviço Social tem como objetivo discutir políticas sociais, o trabalho, no âmbito do capitalismo independente. E essas cinco coleções vão proporcionar grandes debates, muito aprendizado. É uma riqueza imensa para a universidade e vai contribuir para a formação dos nossos acadêmicos”.
O projeto
O projeto editorial Biblioteca Básica Brasileira – Cultive um Livro, foi idealizado por Darcy Ribeiro em 1961, e prevê a edição e publicação de 50 obras de domínio público essenciais para o conhecimento do Brasil, sendo a seleção das obras responsabilidade de uma Comissão Editorial, composta por representantes da Fundação Biblioteca Nacional, da Editora Universidade de Brasília e da Fundação Darcy Ribeiro.