Inventário

A Fundação Darcy Ribeiro abriga no Memorial a biblioteca, que reúne aproximadamente 30 mil volumes, e os acervos arquivísticos de Darcy e Berta Gleizer Ribeiro. São documentos acumulados por mais de 50 anos de intensa atividade profissional em diferentes esferas e que refletem temas importantes da história recente do Brasil e da América Latina.

Esses acervos, que configuram dois arquivos extensos e que se complementam, contêm registros textuais, iconográficos, filmográficos e sonoros que constituem, sem dúvida alguma, parcela importante da memória nacional, revelam não apenas a produção cultural e científica de seus titulares, mas também das expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira e representações de um contexto latino-americano.

CLIQUE AQUI E ACESSE O ACERVO

Os acervos de Darcy e de Berta Ribeiro formados pela biblioteca e pelo conjunto de documentos arquivísticos, em diferentes suportes, mantêm diálogo, tendo em vista que os dois intelectuais apresentam, em seus percursos biográficos, pesquisas e publicações realizadas individualmente ou de forma coletiva em torno das áreas da Etnologia, Antropologia, Cultura e Política. A biblioteca, resultante da ação intelectual de ambos, estabelece uma estreita relação com os arquivos, agregando todos os campos pertencentes à biografia dos escritores.