Casa de Oswaldo Cruz homenageia centenário de Darcy Ribeiro

Casa de Oswaldo Cruz homenageia centenário de Darcy Ribeiro

Sociólogo, antropólogo, educador, escritor e político brasileiro, Darcy Ribeiro será homenageado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) com um seminário que celebra os 100 anos do seu nascimento. O evento Darcy Ribeiro, 100 anos de utopia: pensamento humanista em tempos de barbárie será realizado presencialmente nos dias 26 e 27 de outubro, no auditório do Museu da Vida Fiocruz, em Manguinhos (RJ). O encontro é aberto a participação de todos, sem necessidade de inscrição prévia, e terá transmissão ao vivo pelo YouTube da COC ( https://tinyurl.com/2p87puyw).

Nascido em 26 de outubro de 1922 em Montes Claros (MG), Darcy Ribeiro faleceu em 17 de fevereiro de 1997, em Brasília (DF). Para debater sobre a trajetória e o legado de um dos maiores intelectuais brasileiros do século 20, a Casa de Oswaldo Cruz promoverá mesas-redondas e uma mostra de filmes com a temática indígena. Nessa mostra será apresentado o recém-lançado longa-metragem de Aurélio Michiles, Segredos do Putumayo, além do primeiro episódio do documentário O Brasil de Darcy Ribeiro, dirigido por Ana Maria Magalhães.

“O seminário celebrando os 100 anos de Darcy Ribeiro presta homenagem ao relevante papel que o antropólogo desempenhou em defesa da causa indígena, da educação e cultura do nosso país, e de sua atuação no campo das políticas públicas”, afirma a vice-diretora de Pesquisa e Educação da COC, Magali Romero Sá.

O evento é organizado por Magali Romero Sá (VDPE), Maria Paula Bonatto (Museu da Vida), Stella Oswaldo Cruz Penido (DAD), Luciana Heymann (DAD), Carolina Arouca (Depes/PPGHCS) e Ricardo Ventura (Ensp) e também integra a agenda do Encontro às Quintas da COC.

Confira abaixo a programação completa:

26/10/22

9h – 9h15 – Apresentação Coral Fiocruz

9h15 – Mesa de abertura – Homenagem póstuma à Gabriel Gentil Tukano

9h30 – 10h30 – Palestra de abertura

Apresentação: Magali Romero Sá (Vice-diretora de Pesquisa e Educação da COC)
Palestrante: Gersem Baniwa (Universidade de Brasília – UNB)

10h30 – 12h30 – Mesa: Legado e memórias das utopias

José Bessa Baba (UNIRIO)
Luciana Heymann (COC/Fiocruz)
Helena Bomeny (Uerj)
Rachel Viana (COC/Fiocruz)
Debate: 30 min
Mediação: Carolina Arouca (COC/Fiocruz)

14h – 16h – Mesa: Saúde e povos indígenas

Carolina Arouca (COC/Fiocruz)
Luíza Garnelo (Instituto Leônidas & Maria Deane/Fiocruz – Manaus)
Ana Lúcia Pontes (Ensp/ Fiocruz)
Debate: 16h – 16h30
Mediação: Stella Oswaldo Cruz Penido (Fiocruz)

27/10/22

Mostra de filmes com a temática indígena

9h – 12h30

Abertura
Exibição do documentário: Segredos do Putumayo
Debate: Aurélio Michilles (Diretor do documentário Segredos do Putumayo) e Vanda Witoto (Liderança indígena do povo Witoto)
Mediação: Paula Bonatto (Museu da Vida Fiocruz) e Stella Oswaldo Cruz Penido (Fiocruz)

14h – 16h30

Exibição do primeiro episódio (Paraíso perdido) do documentário O Brasil de Darcy Ribeiro
Debate: Ana Maria Magalhães (Diretora do documentário O Brasil de Darcy Ribeiro); Gisele Jacon Moreira (Coordenadora das atividades institucionais da Fundação Darcy Ribeiro) e Gilberto Pires Kadiwéu (Mestre em Antropologia UFMS e liderança indígena)


Fonte: https://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/2261

Compartilhe: