Darcy Ribeiro,  Leonel Brizola e Oscar Niemeyer são homenageados nos 40 anos do Sambódromo

Darcy Ribeiro,  Leonel Brizola e Oscar Niemeyer são homenageados nos 40 anos do Sambódromo

Criado há 40 anos, o Sambódromo do Rio se tornou o principal palco dos desfiles de escolas de samba no país, sendo copiado em várias outras cidades brasileiras. Para celebrar as quatro décadas de sua inauguração, o prefeito Eduardo Paes homenageou os três grandes responsáveis pelo empreendimento: o o ex-governador Leonel Brizola, o professor Darcy Ribeiro e o arquiteto Oscar Niemeyer.

A homenagem ocorreu no último sábado (3/2), pouco antes da tradicional lavagem da passarela do Carnaval, na rua Marquês de Sapucaí. Foram entregues placas e quadros comemorativos a parentes dos três criadores do Sambódromo, pelas mãos de Brizola Netto, José Ronaldo Cunha Ribeiro e João Niemeyer. Após a cerimônia, houve o ensaio técnico de Grande Rio, Beija-flor e Vila Isabel.

O Sambódromo, oficialmente conhecido como a Passarela do Samba Professor Darcy Ribeiro, nasceu de um sonho de Darcy, Oscar Niemeyer e Leonel Brizola. Com o objetivo de oferecer um espaço dedicado à celebração da cultura brasileira, o Sambódromo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e se estabeleceu como um marco da cidade.

O Sambódromo é uma criação de Oscar Niemeyer, Darcy Ribeiro e Leonel Brizola, que na foto aparece entre os dois, olhando um projeto (foto: Acervo Fundar)


Fonte: https://diariodoporto.com.br/sambodromo-aos-40-celebra-brizola-darcy-e-niemeyer/

Compartilhe: