Ciclo de Estudos

O Ciclo de Estudos – Formação Continuada para Professores de Escolas em busca do Horário Integral – foi uma iniciativa da Fundação Darcy Ribeiro em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEDUC-RJ), com o objetivo de promover, junto aos professores dos CIEPs, uma proposta de formação continuada que atendesse às especificidades das escolas que ofereciam aos alunos o horário integral ainda que precariamente e para aquelas que desejavam reimplantar o horário integral.

O Ciclo de Estudos teve início em 2001 com encontros quinzenais de 4 horas desenvolvidos pelas equipes pedagógicas da Fundação Darcy Ribeiro. Nesses encontros eram apresentados e discutidos textos publicados no Caderno de Textos, publicados pela FUNDAR. A dinâmica de cada encontro era composta por atividades de leitura, debates e outras atividades individuais e em grupo, buscando a construção de uma proposta do grupo de docentes a ser desenvolvida e/ou integrada no planejamento do CIEP.

Em 2004, o Ciclo de Estudos inovou com a criação de um curso de Educação a distância (EAD) com duração de 178 horas distribuídas em 8 encontros de 8 horas presenciais e 114 horas não presenciais. Para atender aos professores cursistas, foram organizadas equipes de tutores de campo que dinamizavam os encontros presenciais a cada 3 semanas e equipes tutoras da Central de atendimento on-line para orientar os professores no intervalo entre os encontros presenciais. Ao longo do curso, os participantes deviam apresentar relatórios com o desenvolvimento das atividades propostas nos encontros e nos materiais pedagógicos e um Memorial como trabalho de conclusão do Ciclo de Estudos.

Foram produzidos e distribuídos a cada cursista 5 cadernos de textos para cada segmento do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio a fim de apoiar o desenvolvimento do curso e das atividades propostas.

Ao longo dos anos até 2004, durante os quais o Ciclo de Estudos foi desenvolvido, houve ampliação do número de escolas e profissionais envolvidos. Foi diversificada a produção de novos Cadernos de Textos e incluídos outros materiais pedagógicos, como vídeos da Série Professor Profissional. Além da distribuição de todos os Cadernos de Textos aos participantes do Ciclo de Estudos, exemplares de todos os cadernos, incluindo vídeos, eram entregues às direções das escolas para compor um acervo permanente de materiais para subsidiar encontros e reuniões pedagógicas da unidade escolar.