Programa Sucesso Escolar

O Programa Sucesso Escolar foi concebido e desenvolvido pela Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR) em parceria com a secretaria de estado de Educação do Rio de Janeiro (SEDUC – RJ), em 2004 e 2005, visando contribuir para a reversão do quadro de evasão e repetência na rede estadual de ensino.

O programa teve início no segundo semestre de 2004, em 600 unidades escolares que apresentavam índices de aprovação abaixo de 60%, segundo avaliação do Programa Nova Escola-2003 da SEDUC-RJ. As escolas foram divididas em 2 blocos:

  •  400 escolas que apresentavam dificuldades administrativas e de gestão que interferiam no seu desempenho escolar.
  •  200 escolas com mais de 1.000 alunos que se destacavam pelo baixo desempenho dos alunos.

As equipes multidisciplinares da FUNDAR auxiliaram os dois grupos de escolas na execução de práticas que contribuíram para a busca de soluções para os entraves administrativos e pedagógicos. Nas mesmas 200 escolas do Programa, foi implantado o Projeto Monitoria e Estudo Dirigido para proporcionar apoio pedagógico aos alunos com baixo rendimento, com a participação de professores orientadores e alunos monitores da própria escola.

Para a continuidade do programa em 2005, a Fundação Darcy Ribeiro propôs o Projeto Estudo Dirigido e Oficinas de Recuperação de Aprendizagem como a principal ação do Programa Sucesso Escolar. O Projeto, desenvolvido em 400 escolas, se baseou em duas vertentes, de acordo com o nível de ensino cursado pelos estudantes:

  • Estudo Dirigido: atendimento realizado por um monitor a cada grupo de alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental que apresentasse dificuldades em relação ao domínio das habilidades básicas de leitura, escrita e cálculo das quatro operações.
  • Oficina de Recuperação de Aprendizagem: atendimento realizado por um monitor por área a cada grupo de alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio que apresentava baixo rendimento em alguma área do conhecimento.

As equipes pedagógicas da FUNDAR coordenaram e orientaram de forma continuada professores e alunos monitores.

Durante os dois anos do Programa, a FUNDAR produziu fascículos com orientações pedagógicas e sugestões de atividades para professores orientadores da aprendizagem e alunos monitores:

  • 2004 – 2 fascículos para professores orientadores e os alunos monitores.
  • 2005 – 3 cadernos para professores orientadores e 3 cadernos para alunos-monitores. Os Projetos Estudo Dirigido e Oficina de Recuperação da Aprendizagem foram avaliados pelas direções, professores e alunos monitores das escolas como bem-sucedidos, com índice de 85% de aprovação pelos participantes.