PROJOVEM FUNDAR

A Fundação Darcy Ribeiro, desde a sua criação, se empenhou em participar da construção de uma sociedade democrática que garantisse educação de qualidade a todos os brasileiros, buscando garantir o direito básico de cidadania.

A proximidade entre os objetivos da FUNDAR e os fundamentos que embasavam o Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação Profissional e Ação Comunitária – PROJOVEM -, levou a uma parceria com o Governo Federal, com a finalidade de oferecer formação, em âmbito nacional, a todos os profissionais envolvidos no Projovem: gestores, formadores e educadores. A FUNDAR organizou e produziu o material didático do Programa, totalizando 11 títulos dirigidos a alunos, professores, formadores e gestores.

Os gestores nacionais do Projovem e a equipe técnica da Fundação Darcy Ribeiro consideravam que o êxito do Programa estava diretamente relacionado a uma proposta de formação dos profissionais que nele atuariam, de forma que todos os atores envolvidos no Programa (profissionais e alunos) se apropriassem dos pressupostos político-pedagógicos da proposta curricular do Projovem. A meta da FUNDAR era formar profissionais em PROJOVEM, tendo como referência o material didático produzido.

Inicialmente, em 2005, os destinatários do Projovem eram jovens de 18 a 24 anos, que haviam terminado a 4ª série, sabiam ler e escrever, mas não haviam concluído o Ensino Fundamental. A partir de 2008, considerando que juventude se estende até os 29 anos, o Programa ampliou o atendimento a esse público. O Programa, uma experiência inovadora, promovia elevação da escolaridade, com certificação de conclusão do Ensino Fundamental, aliada à qualificação profissional, à preparação para os desafios do mundo do trabalho e aos compromissos da cidadania, ensejando ações de interesse público.

Para a efetivação da parceria com o governo federal, a Fundação Darcy Ribeiro, no período de 2005 a 2013, colocou à disposição seus profissionais de reconhecido saber e experiência no trato de questões ligadas à formação inicial e continuada de docentes e produção de material didático autoinstrucional. Durante a vigência do convênio, a Fundação Darcy Ribeiro foi responsável pela formação em serviço de aproximadamente 10.500 profissionais em Projovem.

Vale destacar que, por conta da implementação do Projovem, a FUNDAR firmou também parcerias com governos estaduais (Acre, Goiás, Maranhão e Rio Grande do Norte) e municipais (capitais e cidades das regiões metropolitanas), perfazendo um total de 52 entes executores para atendimento a 3.500 educadores que receberam 376 horas de formação (presencial e a distância). Os inúmeros profissionais (gestores, formadores de educadores, educadores) de todo o país, formados em Projovem pelos especialistas da Fundação, conferiram grande prestígio a esta Instituição, o que favoreceu a divulgação do amplo e notório saber da FUNDAR.