Soberania em Debate: “A integração cultural latino-americana”, com José Ronaldo Alves da Cunha

Soberania em Debate: “A integração cultural latino-americana”, com José Ronaldo Alves da Cunha

Soberania em Debate

A integração cultural latino-americana

Quinta-feira, 22 de fevereiro – 16h

No momento dramático que vivemos, com milhares de pessoas formando suas ideias com base em teorias inteiramente falsas, jorradas pelas redes sociais, mais uma vez se evidencia a falta que faz uma boa leitura, o conhecimento das próprias histórias.

Exatamente com esse intuito, um dos sonhos do grande educador Darcy Ribeiro era criar uma coleção de livros do pensamento latino-americano que servisse para a melhor compreensão da nossa história. Não teve tempo de concluir o projeto. Mas a Fundação que leva seu nome – dedicada à pesquisa e desenvolvimento de projetos educacionais, culturais, sociais e científicos, criada por ele em 1996 – transformou o sonho em realidade para homenagear o centenário do antropólogo em 2022. Com apoio do @ateliedehumanidadeseditorial, no Brasil, e da @tucanediciones, no Chile, a primeira coleção ficou pronta e os títulos podem ser encontrados nas redes da Fundação.

A proposta da coleção é mapear, apresentar e levar à reflexão sobre a cultura e o pensamento latino-americano, publicando nossos principais autores e autoras, tanto clássicos como contemporâneos, por meio de livros com conteúdo de qualidade, em edições informativas, críticas e atrativas.

Anteriormente, a Biblioteca Básica Brasileira já tinha sido concebida com o mesmo objetivo de proporcionar ao brasileiro um conhecimento mais profundo acerca de sua história e cultura; um instrumento para apresentar o Brasil aos brasileiros.

Para falar sobre a importância da integração cultural latino-americana e o legado imprescindível do sociólogo e antropólogo Darcy Ribeiro, o convidado desta quinta-feira no Soberania em Debate é o Presidente da Fundação Darcy Ribeiro, José Ronaldo Alves da Cunha.

A transmissão do Soberania em Debate é feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube. E estará aberto a perguntas pelo chat.

Debatedor:

José Ronaldo Alves da Cunha – O arquiteto José Ronaldo Alves da Cunha foi assessor do vice-governador e secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Darcy Ribeiro (1983/1986), Vice-Presidente da FAEP – Fundação de Apoio à Escola Pública, indicado pelo Senador Darcy Ribeiro (1991/1994) e Vice-Presidente da FAETEC – Fundação de Apoio às Escolas Técnicas do Rio de Janeiro (1996/1997). É presidente da Fundação Darcy Ribeiro desde outubro de 2018.

Entrevistadores:
Beth Costa – Jornalista
Jorge Folena – Cientista político

Compartilhe: