MEMÓRIAS DO FUTURO: índice, referências, datas de postagem

MEMÓRIAS DO FUTURO: índice, referências, datas de postagem

Em comemoração aos dois anos de publicação contínua nesta seção intitulada Memórias do Futuro, composta por pequenos textos de Darcy Ribeiro sobre temas diversos, oferecemos aos amigos de Darcy a relação dos textos publicados, com pequena referência sobre o conteúdo de cada um, ordenados pela cronologia de publicação. Deleitem-se

2021

Setembro: Indignação. Texto publicado em agosto de 1994, no prólogo da Revista Carta nº 12, sob o título “Fala aos moços”. Republicado em 1995, com este título no livro “Brasil como problema”.

Outubro: Transfiguração étnica. Texto extraído de “Confissões” de 1997. Versão anterior com mesmo título e teor em “Testemunho” de 1990. Mais formal está no livro “O Povo Brasileiro” de 1995.

Novembro: Projeto Caboclo. Esta crônica foi publicada na coluna de Darcy Ribeiro na Folha de São Paulo uma semana antes de morrer, em fevereiro de 1997.

Dezembro: O nascimento da UnB. Texto publicado na Revista Carta, no 14 de distribuição restrita do Senador Darcy Ribeiro. Prólogo da publicação temática dedicada à Invenção da Universidade de Brasília,

2022

Janeiro: Política. Texto de Darcy Ribeiro sobre Leonel Brizola, extraído do livro Confissões, publicado em 1997 pela Companhia das Letras, quando Darcy já havia morrido. (p.471-473)

Fevereiro: Utopia como projeto. Transcrito do debate Diálogos Impertinentes, em 1995, com o tema Utopia, entre o Senador Darcy Ribeiro e o escritor Rubem Alves, promovido pela TV -PUC SP.
Março: As mulheres. Este artigo foi publicado na coluna de Darcy Ribeiro no jornal Folha de São Paulo em 16 de outubro de 1995.

Abril: Brasil – A Indianidade original. Seção central do texto Brasil: terra dos índios, que integra, com outros ensaios de Darcy Ribeiro, o livro Utopia Brasil, organizado por Isa Ferraz, publicado em 2008.

Maio: Política cultural. Texto de abertura na edição especial da Revista do Brasil, em 1985, posteriormente publicado no livro Testemunho, em 1990.

Junho: Poluição. Extraído do livro Noções de Coisas, de 1994, dirigido ao público infanto-juvenil, com ilustrações de Ziraldo, e republicado em 2013, com ilustração de Maurício Negro.

Julho: Universidade para quê? Discurso de Darcy Ribeiro na posse do reitor da UnB,1985. Publicado em O Brasil como Problema, 1990; Revista Carta no 12, 1994; Educação como Prioridade, 2018.

Agosto: Nossas elites. Este texto foi escrito por Darcy Ribeiro em 1993, publicado na Revista Carta no. 10, em 1994-1, às vésperas da eleição geral de 1994.

Setembro: As condições e possibilidades do povo-nação. Texto extraído da Introdução ao O povo brasileiro, último livro de Darcy, de 1995, republicado em 2022 para o centenário do autor.

Outubro: Lula lá. Este texto foi escrito por Darcy Ribeiro em 1989, entre o 1º. e 2º. turnos para eleição presidencial disputada entre Lula e Fernando Collor de Mello.

Novembro: Intérpretes do Brasil. Extrato do filme Notas sobre o Brasil por Darcy Ribeiro de Isa Ferraz e Zita Carvalhosa, da série “Intérpretes do Brasil, de 2001.

Dezembro: Presepe. Este texto foi extraído da primeira parte do livro Confissões, publicado pos-mortem pela Companhia das Letras, em 1997.

2023

Janeiro: Um ministro agride os índios. Darcy na mesa Questão Indígena na 30ª SBPC, em 1978, crítica o Ministério do Interior ao qual a FUNAI se vinculava. Publicado em Ensaios Insólitos, 2015.

Fevereiro: Os yanomami. Extrato do texto O índio e o brasileiro, publicado em O Brasil como problema em 1990, republicado na Carta 9, em comemoração ao Ano Internacional dos Povos Indígenas – 1993.

Março: Balanço da ditadura. Este texto abre o livro Crônicas Brasileiras, selecionado por Eric Nepomuceno entre artigos publicados por Darcy Ribeiro na Folha de São Paulo, entre 1995 e 1997.

Abril: Não houve publicação.

Maio: Negro, o mais brasileiro dos componentes do nosso povo. Extraído de O Povo Brasileiro, de 1995. Os conceitos estão presentes em publicações desde a década de 1960.

Junho: Terra. Texto publicado na Folha de São Paulo em 1995, ano em que o MST completava 10 anos. O movimento liderou invasões, no Pontal do Paranapanema, gerando repercussão nacional.

Julho: Utopia Brasil. Brilhante síntese de preocupação com o futuro. Não conseguimos localizar onde este texto foi publicado. Na Fundação, há apenas a cópia do texto, sem referências.

Agosto: Getúlio Vargas. Agosto nos lembra o suicídio de Getúlio Vargas. Darcy descreve o impacto no país, nele e em outros intelectuais sobre o Brasil. Publicado em Confissões.

Setembro: Salvador Allende.  Há 50 anos, Salvador Allende, presidente eleito do Chile, foi assassinado pelo golpe de Pinochet. Darcy sintetiza as circunstâncias e a postura de Allende. Publicado em Confissões e Testemunho

Compartilhe: