Em comemoração aos dois anos de publicação contínua nesta seção intitulada Memórias do Futuro, composta por pequenos textos de Darcy Ribeiro sobre temas diversos, oferecemos aos amigos de Darcy a relação dos textos publicados, com pequena referência sobre o conteúdo de cada um, ordenados pela cronologia de publicação. Deleitem-se
2021
Setembro: Indignação. Texto publicado em agosto de 1994, no prólogo da Revista Carta nº 12, sob o título “Fala aos moços”. Republicado em 1995, com este título no livro “Brasil como problema”.
Outubro: Transfiguração étnica. Texto extraído de “Confissões” de 1997. Versão anterior com mesmo título e teor em “Testemunho” de 1990. Mais formal está no livro “O Povo Brasileiro” de 1995.
Novembro: Projeto Caboclo. Esta crônica foi publicada na coluna de Darcy Ribeiro na Folha de São Paulo uma semana antes de morrer, em fevereiro de 1997.
Dezembro: O nascimento da UnB. Texto publicado na Revista Carta, no 14 de distribuição restrita do Senador Darcy Ribeiro. Prólogo da publicação temática dedicada à Invenção da Universidade de Brasília,
2022
Janeiro: Política. Texto de Darcy Ribeiro sobre Leonel Brizola, extraído do livro Confissões, publicado em 1997 pela Companhia das Letras, quando Darcy já havia morrido. (p.471-473)
Fevereiro: Utopia como projeto. Transcrito do debate Diálogos Impertinentes, em 1995, com o tema Utopia, entre o Senador Darcy Ribeiro e o escritor Rubem Alves, promovido pela TV -PUC SP.
Março: As mulheres. Este artigo foi publicado na coluna de Darcy Ribeiro no jornal Folha de São Paulo em 16 de outubro de 1995.
Abril: Brasil – A Indianidade original. Seção central do texto Brasil: terra dos índios, que integra, com outros ensaios de Darcy Ribeiro, o livro Utopia Brasil, organizado por Isa Ferraz, publicado em 2008.
Maio: Política cultural. Texto de abertura na edição especial da Revista do Brasil, em 1985, posteriormente publicado no livro Testemunho, em 1990.
Junho: Poluição. Extraído do livro Noções de Coisas, de 1994, dirigido ao público infanto-juvenil, com ilustrações de Ziraldo, e republicado em 2013, com ilustração de Maurício Negro.
Julho: Universidade para quê? Discurso de Darcy Ribeiro na posse do reitor da UnB,1985. Publicado em O Brasil como Problema, 1990; Revista Carta no 12, 1994; Educação como Prioridade, 2018.
Agosto: Nossas elites. Este texto foi escrito por Darcy Ribeiro em 1993, publicado na Revista Carta no. 10, em 1994-1, às vésperas da eleição geral de 1994.
Setembro: As condições e possibilidades do povo-nação. Texto extraído da Introdução ao O povo brasileiro, último livro de Darcy, de 1995, republicado em 2022 para o centenário do autor.
Outubro: Lula lá. Este texto foi escrito por Darcy Ribeiro em 1989, entre o 1º. e 2º. turnos para eleição presidencial disputada entre Lula e Fernando Collor de Mello.
Novembro: Intérpretes do Brasil. Extrato do filme Notas sobre o Brasil por Darcy Ribeiro de Isa Ferraz e Zita Carvalhosa, da série “Intérpretes do Brasil, de 2001.
Dezembro: Presepe. Este texto foi extraído da primeira parte do livro Confissões, publicado pos-mortem pela Companhia das Letras, em 1997.
2023
Janeiro: Um ministro agride os índios. Darcy na mesa Questão Indígena na 30ª SBPC, em 1978, crítica o Ministério do Interior ao qual a FUNAI se vinculava. Publicado em Ensaios Insólitos, 2015.
Fevereiro: Os yanomami. Extrato do texto O índio e o brasileiro, publicado em O Brasil como problema em 1990, republicado na Carta 9, em comemoração ao Ano Internacional dos Povos Indígenas – 1993.
Março: Balanço da ditadura. Este texto abre o livro Crônicas Brasileiras, selecionado por Eric Nepomuceno entre artigos publicados por Darcy Ribeiro na Folha de São Paulo, entre 1995 e 1997.
Abril: Não houve publicação.
Maio: Negro, o mais brasileiro dos componentes do nosso povo. Extraído de O Povo Brasileiro, de 1995. Os conceitos estão presentes em publicações desde a década de 1960.
Junho: Terra. Texto publicado na Folha de São Paulo em 1995, ano em que o MST completava 10 anos. O movimento liderou invasões, no Pontal do Paranapanema, gerando repercussão nacional.
Julho: Utopia Brasil. Brilhante síntese de preocupação com o futuro. Não conseguimos localizar onde este texto foi publicado. Na Fundação, há apenas a cópia do texto, sem referências.
Agosto: Getúlio Vargas. Agosto nos lembra o suicídio de Getúlio Vargas. Darcy descreve o impacto no país, nele e em outros intelectuais sobre o Brasil. Publicado em Confissões.
Setembro: Salvador Allende. Há 50 anos, Salvador Allende, presidente eleito do Chile, foi assassinado pelo golpe de Pinochet. Darcy sintetiza as circunstâncias e a postura de Allende. Publicado em Confissões e Testemunho